quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Seguindo o exemplo dos mineiros Chilenos

Quantas vezes nos perdemos no buraco em que nós mesmos criamos? Nos afundamos e esperamos que alguém venha nos socorrer, alguém que venha e resolva todos os nossos problemas, nos guie, nos mostre o caminho.

Assistindo comovida ao resgate dos mineiros chilenos, percebo o exemplo de perseverança e de fé dado por eles. A cena mais emocionante aconteceu quando eles saíram arrumadinhos e de barbas feitas. Enquanto alguns sentiam pena ao assistir, outros – como eu – aplaudiam a saída do primeiro mineiro, o chamando de herói! Herói sim, pois aguentar 69 dias, a 700 metros da superfície, em um espaço de 50m2, com mais 32 pessoas, com comida e água racionada, ar escasso, sem ver o sol, na escuridão... Mas eles perseveraram, não se deixaram abater, já que a fé e a esperança estiveram lá presentes o tempo todo. Sabemos que o medo existiu, da mesma forma que sabemos que a Fé prevaleceu!
            E nós? Às vezes nos soterramos em angústias e medos, nos perdemos no nosso vazio, nos sentimos só e nos deixamos abater. Mesmo alimentados e livres, sentimos fome... fome de respostas e de soluções. Nos sentimos presos... presos dentro das nossas próprias ditaduras e moralidades. E, infelizmente, ninguém pode nos socorrer, ninguém pode nos salvar... apenas nós mesmos.
            E vamos afundando, culpando os outros pelos nossos problemas mal resolvidos, depositando nos outros as culpas que criamos dentro de nós mesmos, afinal, alguém sempre é culpado pelas nossas angústias e problemas. Nós somos as vítimas, apenas isso, vitimas... pobres coitados que sofrem porque o outro não nos valoriza, porque o outro não nos olha, porque não temos tudo o que queremos, porque Deus foi injusto, porque a grama do vizinho é mais verde, porque com a gente é sempre mais difícil, e assim vai...
            Aí, Deus, nos olha, sorri e responde... você tem tudo o que merece, a plantação é livre, mas a colheita é obrigatória! Justo, não?
            Mas no nosso papel de vítimas, como podemos escutar Deus? Estamos acima de tudo, afinal os nossos problemas são grandes demais para que possamos sentir Deus no nosso coração.
            Ah, por favor, vamos sair dessa posição e assumir os nossos atos, passar por cima dos nossos preconceitos e abrir nosso coração para ouvir a voz que nunca se cansa de nos falar. Vamos acreditar, ter fé, arriscar! Confiemos e busquemos a Fé e a perseverança para sair deste buraco. E, quando sairmos, levantemos a cabeça e nos mostremos aprendizes ao invés de derrotados.
Viva os mineiros heróis! Que não perderam a Fé e literalmente enxergaram a luz no fim do túnel!

Um comentário:

  1. Kaká, pode ficar certa que seu texto encerra uma verdade verdadeira. Ao contrário dessa galera, a gente se soterra porque quer e ainda fica esperando a pena alheia... Vamos cavar!!! Desta vez pra cima!!!

    ResponderExcluir